15.4 C
Lisboa
8 Maio, 2021
Altice MEO networking

Altice Labs anuncia router compatível com Wi-Fi 6

Ao incremento da velocidade, a operadora da Meo junta mais duas tecnologias distintivas: o router Fiber GateWay dispõe de uma funcionalidade de Smart Mesh WiFi com um controlador próprio que é suportado RDK-B (Reference Design Kit for Broadband)

Características técnicas (a modificar brevemente):

Altura: 244 mm

Largura : 35 mm

Profundidade: 202 mm

Memória : 8 GB SP RAM

WiFi : EasyMesh MU-MIMO, WiFi 6, Dual Band, Smart WiFi

Débito: 1Gbps/sec -> Gpon 2,5Gbps

Tem :

  • 1 porta de fibra ótica (para ligar o conector)
  • 4 portas LAN (Gigabit Ethernet)
  • 2 portas de telefone
  • 1 port USB 3.1

É um dispositivo made in Aveiro e já levou a marca da Altice Labs para um novo patamar das redes sem fios: a operadora de telecomunicações anunciou que vai dar a conhecer o router Fiber GateWay na mostra de tecnologias TechDays, que está a decorrer na cidade dos moliceiros. Este é apenas o primeiro passo da apresentação do novo dispositivo ao públcio português. O Fiber GateWay, que tem como principal atrativo o facto de ser compatível com a norma do Wi-Fi, já está disponível no mercado francês e deverá ser disponibilizado a clientes da Meo no próximo ano.

O lançamento do novo router será acompanhado de uma app para Android e iOS que «permite um controlo do Wi-Fi dentro e fora de casa, introduzindo ainda novas possibilidades de controlo parental, de visualização topológica de rede, aferição da saúde e desempenho da rede Wi-Fi, assim como serve de guia para os utilizadores na instalação dos extensores, identificando os locais ideais para a sua localização», refere a Altice.

A Altice recorda que o novo router, quando chegar ao mercado, será um dos primeiros a operar com a norma do Wi-Fi, que promete um acréscimo 40% nas velocidades máximas de acesso à Net, e um desempenho quatro vezes superior ao Wi-Fi 5 (802.11ac), quando há um grande número de dispositivos conectados. O Wi-Fi 6, também conhecido pela norma 802.11ax, opera nas frequências de 1 e 6 GHz, em acumulação com as frequências usadas pelas normas anteriores. Teoricamente, o Wi-Fi 6 permite chegar a velocidades de 11 Gbps.

Ao incremento da velocidade, a operadora da Meo junta mais duas tecnologias distintivas: o router Fiber GateWay dispõe de uma funcionalidade de Smart Mesh WiFi com um controlador próprio que é suportado RDK-B (Reference Design Kit for Broadband). No que toca ao controlador EasyMesh, lembra que é uma solução que facilita a configuração dos dispositivos que expandem a rede sem fios em ambiente doméstico.

«O objetivo é simples: criar um ambiente idêntico ao existente na rede móvel, sem qualquer quebra de serviço com a mobilidade. Os extensores desenvolvidos pela Altice Labs estão disponíveis na norma Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6», refere a Altice em comunicado.

No que toca à tecnologia RDK-B, trata-se de um pacote de software desenvolvido em código aberto que funciona como um adaptador universal que facilita a compatibilidade entre componentes de hardware e software.

A tecnologia RDK-B «permite assim que novas funcionalidades e serviços, provenientes de desenvolvedores no mundo inteiro possam enriquecer o ecossistema da casa conectada. Esta evolução é ainda acompanhada por uma nova plataforma de gestão na cloud que auxiliará os operadores a fornecerem uma melhor qualidade de experiência sobre o serviço Wi-Fi. Capaz de diagnosticar proativamente situações que afetem a qualidade do sinal e cobertura, esta plataforma suporta também processos de gestão autónoma do Wi-Fi, assim como a capacidade de investigar e despistar problemas», acrescenta a Altice.

Related posts

Altice trouxe 4G+ “tsunami de dados” para o Web Summit

Geek Ciência Tuga

Vai ser possível alterar os DNS no FiberGateway brevemente

Geek Ciência Tuga

Router Vodafone – Como mudar o nome da rede sem fios?

Geek Ciência Tuga

4 Comentários

Tootall 12 Outubro, 2019 at 17:14

Será que com este tambem vou ter que desligar a internet para conseguir utilizar o telefone fixo sem ruídos e falhas?

Resposta
João 10 Outubro, 2019 at 22:02

Venha de lá a possibilidade de alterar os DNS 😀

Resposta
João Viegas 16 Abril, 2021 at 9:36

Boas, já agora onde foram buscar a informação de que o Wi-Fi 6 conseguia atingir 11Gps, a única informação que tinha era que só conseguia atingir 9.6Gps. É já agora que serviços vai à meo dispor com velocidades a cima de 1Gps que é o máximo actual. Obrigado

Resposta
Geek Ciência Tuga 18 Abril, 2021 at 11:24

Bom dia,
“Wi-Fi 6E router supports speeds of up to 11Gb/s” ou “The capacity is larger and the throughput is greatly improved. According to Qualcomm, the maximum theoretical speed of the WiFi 6E mobile phone chip is 3.6Gbps, and the maximum theoretical speed of the router chip ranges from 5.4Gbps to 10.8Gbps (11Gbps), which is greatly improved compared to WiFi 6”
a informação está disponível na internet.
Não temos qualquer informação, deverá contactar a operadora.
Obrigada,
Rita

Resposta

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: