Nós Montamos!
Altice MEO networking

Fiber Gateway cheio de problemas???

Velocidade GIGA, pacotes com 200Mbps de upload, pings baixos são promessas que não se conseguem cumprir sem um bom router! Com o Fiber Gateway ainda menos.

Contactamos o 16200 e o 16209 (via linha residencial) onde a área comercial e técnica afirmam que com o novo router Fiber Gateway é o melhor router disponível no mercado (sabemos que não), e que funciona bastante bem em ambientes com muitos equipamentos, mas o mais grave é que não sabem das falhas que os Fiber Gateway têm (ou não querem saber).

Estas falhas estão presentes desde que o Fiber Gateway começou a ser fabricado e estão presentes na última versão de software.

Começamos pelo telefone VoIP

Entrada da tomada VOIP

A tecnologia utilizada no Fiber Gateway é a mesma que nas outras operadoras, o VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, em português Voz sobre IP, corresponde à possibilidade de efetuar chamadas de voz através da Internet. Esta tecnologia consiste na conversão de um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, que posteriormente são enviados através da Internet (no caso do Meo através de fibra).

Os problemas começam aqui, onde existem vários utilizadores do serviço Meo a relatar que assim que ligam um dispositivo de rede (tanto por WiFi como por cabo de rede ou mesmo a própria box) o telefone fixo tem falhas ou ruído. Deixamos, em baixo, duas gravações de 2 chamadas que nos foram enviadas por dois dos nossos leitores:

Gravação 1 –
Falhas na chamada telefónica com o Router Fiber Gateway

Gravação 2 –
Falhas na chamada telefónica com o Router Fiber Gateway

Podemos ver que algo não está bem no áudio que nos foi enviado, em primeiro lugar a chamada encontra-se com bastante ruído e principalmente está cheia de falhas (soubemos também que este problema impossibilita a utilização de fax).

Utilização de “portos” (portas) abertas

Gama máxima de 100 portas abertas

Quantas vezes já ouvimos que temos de abrir a porta X para o jogo funcionar?

Numa pequena introdução, abertura/encaminhamento de portos (portas) ou (Port Forwarding) significa permitir que o tráfego de entrada, proveniente da Internet, chegue a  uma determinada aplicação ou serviço em execução, instalada num dado dispositivo, seja ele um tablet ou computador. A sua utilização é bastante comum em aplicações de acesso remoto, câmaras IP, etc.

Mas esquecemo-nos do UPnP (Universal Plug and Play) que ativa (abre) portos automaticamente para não termos de configurar manualmente a ligação de cada aplicação, logo se utilizarmos um conjunto de aplicações WhatsApp, Facebook, Skype, etc cada aplicação vai abrir X portas e por incrível que pareça, 1 único computador consegue fazer mais de 300 ligações em poucos minutos, ultrapassando o máximo de ligações do Fiber Gateway.

O que acontece ao utilizarmos mais de 100 portos?

O router começa a perder a capacidade de routing e demora a responder a pings o que faz com que a nossa ligação à internet fique lenta.

Pings mais altos quando o router perde a capacidade

Sabendo que no MEO existe Bufferbloat (se alguém descarrega ou envia ao máximo da largura de banda, a troca de pacotes sofrerá quanto menor for a capacidade de processamento do tráfego do lado do ISP), este não é o problema, sendo que nos nossos testes a velocidade utilizada foi 30/30 com o perfil 1000/200.

Wifi 5Ghz desaparece sem razão aparente (23/3/2019)

Após os emails recepcionados pela nossa equipa, demos conta de outro “bug”.
Se o canal do Wifi da Banda 5Ghz estiver como automático o Wifi MEO-XXXXX-5G desaparece e só volta a aparecer se desligarmos e voltarmos a ligar o equipamento ou se mudarmos o canal do Wifi.

Wifi desaparece se estiver com o canal automático

Abertura/encaminhamento de portas (Port Forwarding) não funciona corretamente – Sem NAT lookback

Após a nossa análise e de alguns clientes, verificamos também que o Port Forwarding (explicado mais a cima) não funciona corretamente, pois, devido a limitações do equipamento não conseguimos aceder pelo IP externo quando estamos dentro da rede interna (chamado de NAT lookback). Um teste via outra rede confirma a “correta” abertura de portas.

Abertura de portas

Não sabemos se estes problemas são de Software (firmware) ou de Hardware, sofremos também do problema do telefone quando utilizamos programas de P2P e utilizamos mais do que 100 ligações.

Edit: Sabemos que a equipa de engenharia (Altice Labs) está a tratar de corrigir estes erros. Resta-nos esperar por uma nova atualização de Software ou por novos equipamentos para substituir os que estão com este problema.

Geek Ciência Tuga

O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparencia pessoal.

31 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Solve : *
27 − 1 =


  • Boas, obrigado pela partilha
    tenho o mesmo problema mas o 16209 diz que esta tudo bem
    tenho falhas no telefone com o fibergateway

  • Estou com o mesmo problema desde que troquei da NOS para o MEO, e eles nem querem saber, dizem que está tudo ok com a linha?????
    Mas pergunto, que linha??????

  • Tenho o mesmo problema com o meu telefone… já trocaram o Fiber Gateway por outro novo e ficou na mesma!!! estou a espera que resolvam o problema!!! e a pagar por um serviço de voz que não funciona a 100%…

    • Eles não vão resolver, basta ligar um pc que a ligação de portos são mais de 100 (para quem tem do Windows Vista para cima) ou MacOS ou algum sistema android (telemóvel/tablet).
      Esta questão tem de ser resolvida com um novo firmware(software) ou com um novo hardware (novo router)

  • Relato, ligo para eles 16209, exponho o problema, reset para lá, reset para cá… Só sabem fazer isso… Dizem que encaminham para uma equipa e essa equipa fecha a avaria e nem me contacta

  • Sou técnico de informatica em matosinhos, posso dizer que mais de 100 clientes meus tem este problema, uns o do telefone, outros o equipamento bloqueia e reinicia

  • Faço torrents e deixo de ter TV na box. Grande fiber gateway! Meti um Asus em Bridge e deixei de ter esse problema.
    Também tenho ruídos no telefone

  • Tenho uma NAS synoloy e desde que mudei para este router que o meu upload é de 2,5MB.. enquanto anteriormente usufruía da velocidade contratada para efectuar o mesmo.
    Não sei mais que fazer para tentar subir esta velocidade.. ja fiz forward.. ja meti ip estático na NAS e activei DMZ.. já começo a pensar mesmo em adquirir um router para deixar este para o Telefone apenas..
    Se alguém tiver alguma dica..

  • Em vez de esperar por “soluções” ou soluços. Instalei um 2º router em bridge mode. Tudo que era problema causado pelo fibergateway desapareceu mal acabei de configurar o asus.

    voip e box ligado ao fiber. Tudo que é acesso à internet é gerido pelo meu ASUS – RT-AC51U, onde faço o que me dá na P*** da gana, ESPECIALMENTE TER UM NAT ABERTO OU MODERADO.

  • Nas últimas semanas piorou, agora basta abrir o browser e navegar a internet para ter ruido nas chamadas, antes era so quando fazia dl de torrents.

      • isso já foi tudo feito, até já foi trocado, ficou igual. problema do lado da meo? algum problema por causa das alterações que andam a fazer nas rotas??

      • e para acrescentar que isto começou acontecer depois de um corte de serviço de uns minutos, julgo eu por alguma manutenção na central. Coincidência?

        • Algo me diz que é defeito dos equipamentos, porque se for da central as outras pessoas sem Fibergateway também deviam de ter problemas (nao parece acontecer).
          Acredito que seja mau design das boards e que haja ruído a ser criado.
          Comprei a minutos um TPlink C7 para colocar em casa, passando o gateway para Bridge.. nem box uso em casa( ta desligada a ganhar pó).. apenas o Voip vai sendo usado..

          • E deixou de ter ruidos/ anomalias no telefone fixo? Com o FGW em bridge, desativa o DHCP? Pode continuar a utilizar o fixo e meo box?

            • Só o vou receber em principio na próxima terça feira, depois dou feedback, mas pelo menos na gestao da rede espero bastantes melhorias, ainda no domingo estava a abrir portas e o equipamento crashou e reiniciou..

        • Boa noite.

          O problema é exclusivo do Fiber Gateway, tente desligar todos os equipamentos, fazer um reset ao Fiber Gateway (carregue no botão traseiro de reset até o equipamento desligar) e após ficar apenas com a luz de power acesa ligue a box.
          Experimente, de novo, o telefone.
          Se não obtiver qualquer corte/anomalia ligue os seus equipamentos um a um, caso o telefone fique com anomalias o causador do problema é o último equipamento que ligou, ou seja, está a colocar bastantes portos abertos no Fiber Gateway.
          Nada está errado com o seu equipamento, o problema é que o Fiber Gateway (propositado ou não) não tem poder de processamento para mais de x portos abertos.
          Caso o problema ocorra logo de inicio ou com a box, o Fiber Gateway deve ser substituido.

          (Antes de fazer qualquer procedimento faça um ping para 1.1.1.1 em conjunto com o uso do telefone, veja se o ping aumenta)

          Nós já testamos routers Fiber Gateway com data de fabrico de 12/2018 e mais recentemente 07/2019 e todos estão com o mesmo problema, logo será software ou hardware de raiz.

          Obrigado

Aceda ao  nosso site a partir do endereço geektuga.tk

Aceda já ao nosso forum a partir do link: geektuga.ddns.net/forum

Telefone: 302 023 512
Telemóvel: 933 599 547
WhatsApp e Viber: 933 599 547
Email: gct@outlook.pt
Facebook, Instagram, Twitter e Skype: wearegct

Apoio de

Virtualização de Infraestrutura

Categorias

Arquivo

Teste de velocidade GCT

Clique na imagem

Sondagens

Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

Ver o resultado

Loading ... Loading ...
%d bloggers like this: