18.7 C
Lisboa
30 Outubro, 2020
Altice MEO networking

MEO bloqueou o DNS da Google e Cloudflare? 8.8.8.8 1.1.1.1?

Podemos dizer com certeza, Não! Os sites que informarem o contrário estão a espalhar notícias falsas (fake news).

Atualização: 16/02/2019 21:47 – Tudo voltou à normalidade.

Muitos amigos, clientes, leitores e familiares nossos contactaram-nos para tentarem entender o que se passa com a “internet” em geral, o que se passa com o tráfego “pirata iptv”, DNS da google que não chegam ao destino, etc.

Em primeiro lugar vamos entender o que é o DNS:
O DNS (Em inglês: Domain Name System) encarrega-se de traduzir os endereços escritos em linguagem corrente para um endereço numérico, ou seja, quando escrevemos www.google.pt estamos a aceder ao endereço ipv4 172.217.17.3 ou ipv6 2a00:1450:4003:80b::2003.

Apesar do MEO não permitir alterar o DNS no novo router Fiber Gateway, em principio devido ao IPTV das Box’s necessitar de contactar os DNS do Meo, podemos alterar em cada equipamento (telemóvel, pc, tablet, etc.) ligado ao mesmo. Estas alterações não vão alterar o serviço, ou seja, a velocidade disponível irá ser a mesma, o que acontece é que devido aos servidores da Google, entre outros estarem espalhados pelo mundo o acesso a certos sites é mais rápido, e obviamente, consegue-se desbloquear sites bloqueados em Portugal. Cada um é livre de fazer o que quer, logo, o Meo não tem motivos para bloquear tais DNS.

Então vamos aos factos (provas):

Ping DNS Google e CloudFlare

O DNS da Google e da Cloudflare está a responder ao Ping!
O PING (Packet InterNet Groper) é um utilitário (ou comando) presente em quase todos os sistemas operativos que permite saber se uma determinada máquina remota está acessível ou não (descartando as firewalls). Além disso esta ferramenta pode dar-nos também alguma informação sobre o próprio estado da rede (ex. latência, congestionamento, etc). Basicamente se ambos estão a “pingar” estão acessíveis. Então vamos utilizar o comando TRACERT: O utilitário de diagnóstico TRACERT determina a rota percorrida até um destino.

Tracert ao DNS da Google e da Cloudflare

No Tracert ao DNS da Cloudflare tudo está normal mas no da Google podemos visualizar que até ao 5º “salto” (hop) estamos dentro da rede do Meo, no 6º já estamos fora da rede da operadora e até ao “salto” (hop) 10 tudo está a responder. Entre o 11º e o 19º deixamos de receber respostas das máquinas e a seguir chegamos ao destino.

Mas então o que se passa pelo meio???

Basicamente os equipamentos onde o comando Tracert está a dar “timeout” estão a bloquear o tráfego do tipo UDP. Para ver se um destino está ativo basta o ping, o Tracert (traceroute) serve apenas e só para ver como se chega ao destino sendo que quem gere os equipamentos pode aceitar ou não responder ao pedido. No nosso caso fazemos o mesmo, se fizerem ping para o nosso endereço vai responder, mas se fizerem um Tracert o nosso servidor irá rejeitar esse comando.

Vamos, então, tentar entender se o DNS da Google está a responder aos pedidos. Para isso vamos utilizar o comando “nslookup”, que é utilizado para verificar se a configuração do servidor DNS está correta e se o mesmo está a responder ao pedido de DNS.

8.8.8.8 está a responder

Como podemos ver o DNS da Google está a responder a todas as nossas perguntas, ou seja, está a funcionar e não foi bloqueado.

Atualização: Soubemos por um dos nossos leitores, que nos enviou um e-mail, que na Vodafone acontece o mesmo. Confirma-se o que nós explicamos:

Tracert (traceroute) pela Vodafone

Contudo o DNS Google está com problemas, demora bastante a responder aos pedidos, isto não só em Portugal mas pelo menos em Espanha e França, segundo e-mails que recebemos e a pesquisas que efetuamos:

Problemas no DNS da Google – Retirado de: https://downdetector.es/problemas/google

Em suma, o que está referido como “bloqueado” não está na verdade. Apenas os hops da ligação estão a falhar, o que pode ser propositado pelos gestores desses servidores, mas o servidor de destino está a receber e a enviar as respostas.
A informação dada por outros sites pode levar ao engano, o problema foi mesmo exterior a Portugal, ou seja, em bom Português, nenhum “morreu”.

Relativamente ao bloqueio de tráfego iptv pirata iremos tentar entender o que se passa.

Informamos ainda que não fomos pagos por qualquer empresa, nem pela Meo, Vodafone, Nowo ou NOS. Somos uma equipa independente e que não temos qualquer relação com as operadoras nacionais ou internacionais.

Related posts

Lista de comandos para routers Technicolor

Geek Ciência Tuga

Modo bridge chega ao router Fiber Gateway GR241AG

Geek Ciência Tuga

Novo router NOS Wi-Fi 5.0

Geek Ciência Tuga

15 Comentários

John 26 Fevereiro, 2020 at 12:05

Factualmente, alterar o DNS ajuda ou não a resolver problemas de IPTV?

Resposta
Geek Ciência Tuga 11 Março, 2020 at 11:09

Boa tarde,
pode ajudar a resolver os problemas de IPTV.
Obrigada,
Rita

Resposta
Roberto Pereira 1 Março, 2020 at 17:52

Isso é que eu gostava de saber….

Resposta
Hélio rodrigo 20 Fevereiro, 2019 at 0:04

A vodapodre deve ser a pior de todas! Hoje deixei de ter conexão com o 8.8.8.8. Muito mau Vodafone

Resposta
Olivio 19 Fevereiro, 2019 at 23:30

A nós é que bloqueou

Resposta
Joaquim Garrilho 19 Fevereiro, 2019 at 10:22

Continuo a achar uma barbaridade em apenas implicarem com a MEO.
O problema foi ainda mais grave na Vodafone aqui, todos os clientes que tinham o DNS no Smart Router 2.0 a box deixou de trabalhar
Só encontro sites a falarem mal do Meo????
É uma vergonha, porque todas as portuguesas tiveram o mesmo problema

Resposta
Rita Borges 16 Fevereiro, 2019 at 22:52

Problema na resolução de DNS, senti na Vodafone por volta das 10h da manhã, os sites deixaram de abrir, Velocidade estava ok, Torrents, downloads pelo ip tudo 5 estrelas.

Resposta
Geek Ciência Tuga 16 Fevereiro, 2019 at 22:55

Boa noite, em principio voltou tudo à normalidade.
Obrigada,
Rita

Resposta
Tech NOS 16 Fevereiro, 2019 at 22:38

Apenas houve problemas nos DNS, simples. A culpa não é das operadoras portuguesas. Não foi só no 8.8.8.8 e 1.1.1.1 , o DNS Watch 84.200.69.80 teve o mesmo problema, e o OpenDNS redireccionava tudo para a cisco. Relatos de empresas, amigos, e familiares.

Trabalho para a NOS e confirmo que o problema foi externo.

Resposta
Bruno António 16 Fevereiro, 2019 at 19:27

Eu estou com bloqueios e tenho Vodafone

Resposta
Jacinto Bern 16 Fevereiro, 2019 at 22:27

Caro Bruno, isto na Vodafone é impossível acontecer, sendo que está diretamente ligada aos servidores internacionais.

Resposta
Geek Ciência Tuga 16 Fevereiro, 2019 at 22:55

Boa noite, em principio voltou tudo à normalidade.
Obrigada,
Rita

Resposta
SouUmRoboHumano 16 Fevereiro, 2019 at 19:26

Nada está bloqueado, falso alarme do site abertodemadruga e zwame, são sites que cada vez menos se deve confiar, na NOS, Vodafone e Nowo o traceroute está exatamente igual.
Ou seja, Fake News a 100%
Se não sabem o motivo não devem partilhar noticias.

Resposta
Rafa 16 Fevereiro, 2019 at 19:05

Tenho nos acontece o mesmo

Resposta
Duarte 16 Fevereiro, 2019 at 16:39

Muito bem!
Ao menos um site a explicar tudo e com provas

Resposta

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: