9.7 C
Lisboa
1 Dezembro, 2021
Altice MEO networking

Altice e Ericsson testam redes para o 5G em Aveiro

A parceria assinada entre as duas empresas em fevereiro para a criação de um centro de inovação do 5G já está a dar frutos e os desenvolvimentos foram mostrados no TechDays, em Aveiro.

A demonstração realizada é a primeira baseada na tecnologia que está a ser desenvolvida no centro de inovação da Altice na sequência da colaboração entre a Altice Labs e a Ericsson e que se centra na componente de ligação à rede de fibra ótica, essencial para garantir os débitos de dados do 5G.
A componente de rede móvel esteve também em demonstração no stand da Ericsson, que voltou a mostrar o potencial do 5G. A fabricante sueca está a trabalhar com 36 fabricantes em todo o mundo para a implementação da nova geração de redes de comunicações e ainda na semana passada tinha feito uma demonstração com a Vodafone Portugal.



A Altice focou a sua apresentação, que contou com a presença do comissário europeu Carlos Moedas, na tecnologia de acesso e fronthaul ótico suportada em NGPON2, que vai suportar as futuras redes 5G. Em conjunto, estas duas tecnologias (rádio e acesso/fronthaul ótico) complementam-se e formam a base das redes 5G.

A Altice Labs está a desenvolver sete projetos na área da investigação para o 5G, nomeadamente com financiamento europeu.

O 5G terá velocidades que podem chegar aos 20 Gbps e uma latência muito reduzida, especificações que já são conhecidas embora ainda estejam a ser definidas as normas técnicas. Para a chegada ao terreno falta ainda a disponibilização e licenciamento do espectro, previsto para final de 2019.



Related posts

Análise ao router Technicolor TG789vac v2 MEO fibra

Geek Ciência Tuga

Manual MEO FiberGateway GR241AG

Geek Ciência Tuga

Códigos secretos: saiba como aceder a funções ocultas do seu telemóvel

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: