Nós Montamos!
Computadores Microsoft WIndows

Virtualização e Tecnologia Hyper-v

O que é a virtualização?

A virtualização permite executar várias máquinas virtuais numa única máquina física, não é mais do que a partilha de recursos físicos de uma máquina (CPU, RAM, Disco Rígido) entre várias máquinas virtuais, ou seja, a ocupação de recursos que estejam livres na máquina física. Máquinas virtuais diferentes conseguem executar sistemas operativos diferentes e várias aplicações no mesmo computador físico.

Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, traça-se um paralelo entre o que é real e o que é virtual. Seguindo essa linha de raciocínio, algo real teria características físicas, concretas e tangíveis; já o virtual está associado àquilo que é simulado, abstrato e intangível. Dessa forma a virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicações sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão alojados.

Isso acaba por reduzir a relação de dependência que os recursos de computação exercem entre si, pois possibilita, por exemplo, a dissociação entre uma aplicação e o sistema operativo que ela utiliza (já imaginou aceder ao Microsoft Word através do sistema operativo Linux?).

O que é a tecnologia Hyper-v?

O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que atualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.

A função Hyper-V permite criar e gerir um ambiente informático virtualizado através do recurso à tecnologia de virtualização incorporada no Windows. A instalação da função Hyper-V instala os componentes necessários e, opcionalmente, instala ferramentas de gestão. Os componentes necessários incluem o hipervisor do Windows, o Serviço Gestão de Máquinas Virtuais de Hyper-V, o fornecedor WMI de virtualização e outros componentes de virtualização, como, por exemplo, o barramento de máquina virtual (VMbus), o fornecedor de serviços de virtualização (VSP) e o controlador de infraestrutura virtual (VID).

As ferramentas de gestão da função Hyper-V são compostas por:

  • Ferramentas de gestão baseadas na GUI: Gestor de Hyper-V, um suplemento da Consola de Gestão da Microsoft (MMC), e Ligação de Máquina Virtual, que dá acesso à saída de vídeo de uma máquina virtual, para que possa interagir com a mesma.
  • Cmdlets específicos de Hyper-V para o Windows PowerShell.

 

Para activar o Hyper-v no Windows 10, o utilizador não necessita de instalar qualquer aplicação de terceiros uma vez que esta plataforma de virtualização é uma funcionalidade do próprio Windows. O Hyper-V está disponível nas seguintes edições do Windows 10:

  • PRO
  • Education (Educação)
  • Enterprise

Como instalar/activar o Hyper-V?

Para instalar/activar o Hyper-V n o Windows 10 basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre o ícone do Menu Iniciar e depois escolher a opção “Aplicações e Funcionalidades”.

Em seguida, do lado direito, selecionamos “Programas e Funcionalidades”

Em seguida, do lado esquerdo, selecionamos “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows”

Por fim, basta procurar por Hyper-V e seleccionar essa funcionalidade. E está feito. Depois é só aguardar uns momentos até que toda a plataforma seja instalada no sistema.

Depois de instalado é obrigatório que reinicie a máquina. Após reiniciar o sistema basta procurar por Gestor de Hyper-V, no iniciar, para começar a virtualizar um sistema (iremos explicar num próximo artigo).

 

O Hyper-V é também usado em ambientes empresariais, em servidores.

Geek Ciência Tuga

O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparencia pessoal.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Solve : *
9 + 21 =


Aceda ao  nosso site a partir do endereço geektuga.tk

Aceda já ao nosso forum a partir do link: geektuga.ddns.net/forum

Telefone: 302 023 512
Telemóvel: 933 599 547
WhatsApp e Viber: 933 599 547
Email: gct@outlook.pt
Facebook, Instagram, Twitter e Skype: wearegct

Apoio de

Virtualização de Infraestrutura

Categorias

Arquivo

Teste de velocidade GCT

Clique na imagem

Sondagens

Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

Ver o resultado

Loading ... Loading ...
%d bloggers like this: