Nós Montamos!
MEO networking NOS Vodafone

Como configurar um router asus com a operadora meo, vodafone ou nos?

Hoje temos algo muito pedido. Como utilizar e configurar um router ASUS sem perder o serviço da operadora Meo, Vodafone ou Nos?

Este tutorial é para ser feito na operadora MEO, mas na vodafone não existem muitas diferenças. (Na operadora NOS existem algumas diferenças)
(*Não conseguimos fazer o tutorial completo para a operadora NOS já que não temos ninguém que tenha o serviço, visite este link para seguir o tutorial para a nos)
Já tínhamos partilhado várias coisas à cerca do router MEO, porém, a quantidade de pedidos para que ajudássemos na configuração do router Asus, obrigou-nos a criarmos este tutorial que explicasse o processo.

Passo 1 – Download do Firmware

Antes de mais, é necessário fazer o download do último firmware disponível. Visite este link para fazer o download e encontrar toda a explicação que a ASUS disponibiliza para fazer o update. Escolha o firmware (beta ou versão final) referente ao modelo de router ASUS que tem para cada uma das grandes operadoras Nacionais.

firmware meo vodafone nos

Passo 2 – Ligação dos cabos

No caso da MEO/Vodafone, é possível utilizar o router da ASUS sem ter que ligar o que vem com a operadora. Isto porque apenas precisar ligar o ONT à porta WAN do Router ASUS. Caso pretenda utilizar o serviço de telefone VOIP, deverá conectar um cabo de Rede entre a porta LAN4 do Router Asus e a porta WAN do Router MEO. Para quem tem a operadora NOS, deve entrar no router e definir a porta 4 como bridge, assim o router passará a ser apenas um típico modem de cabo (Se tiver o smart router da vodafone também necessita de fazer esse processo). Ambos os routers da NOS e smart router da Vodafone vão permitir o serviço de telefone VOIP sem qualquer configuração adicional.

Esquema MEO/Vodafone

esquema MEO

Esquema NOS

esquema nos

Passo 3 – Configuração do router ASUS

De seguida, é necessário configurar o seu router Asus com a ligação à operadora. Deverá aceder ao link 192.168.1.1 e clicar em GO. Por questões de segurança, recomendamos que altere a password padrão do seu Router por outra diferente. No 2º passo do Quick Internet Setup, deverá escolher a opção No e clicar em Next. Depois basta escolher a opção “Automatic IP (DHCP)”, activar a box que diz Special Requirement from ISP e na tabela da direita, escolher o perfil adequado. No 3º passo deste setup, deverá alterar o nome das redes wireless do Router, introduzindo as passwords que preferir e clicar em Apply.
E pronto, o seu router asus está pronto para funcionar com a rede da sua operadora.

A qualidade da rede aumenta consideravelmente, tornando o stream de conteúdo 4K entre um NAS e um computador, mais rápido e fluido.

Relembramos que a troca do router habitual da operadora por um da ASUS trás diversas novas funcionalidades e uma melhor segurança para a rede da sua casa. Entre as funcionalidades a mais importante está sem dúvida a melhoria da rede Wireless da sua casa. Para além de ganhar mais alcance, a qualidade da rede aumenta consideravelmente, tornando o stream de conteúdo 4K entre um NAS e um computador, mais rápido e fluido. Em termos de segurança também irá notar uma diferença considerável, dado que os routers ASUS contam com um analisador de tráfego chamado de AiProtection que permite restringir a Internet a determinados utilizadores, sem ter que pagar por um serviço VPN adicional.

Geek Ciência Tuga

O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparencia pessoal.

12 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Solve : *
28 − 25 =


    • Deve pedir à Vodafone que coloque o SmartRouter no modo bridge.
      O router em si ficará “tipo modem” apenas com o serviço de VOIP (voz) ativo.
      Assim na porta 4 pode ligar o seu próprio router.
      (A vontade depende da própria Vodafone)

  • Utilizando este “esquema” com o novo router/ONT FiberGateway da MEO funciona?

    o meu novo esquema com o FiberGateway será:

    Fibra -> FiberGateway -> Asus rt51u -> TV BOX

    obg

        • Em principio o que vai acontecer é o canal “congelar”, no router Asus já não necessita de ter vlan.
          Vamos fazer um tutorial em breve e se efetivamente conseguimos colocar a box a funcionar. (Mais 2 dias).
          Iremos informa-lo por email assim que o tutorial estiver publicado.
          Obrigado

            • Obrigado!
              Em relação à hora:
              Estamos a fazer alterações ao servidor e ao domínio.
              É completamente normal desde que houve a alteração da hora 🙂 as horas vão ser corrigidas hoje à tarde.
              Antigamente o nossos dominio era gigacom.servehttp.com agora é geektuga.ddns.net
              Acesso mais rápido geektuga.tk

              Os resultados no google também vão ter o novo url, é esperar.
              Mas obrigado 😉

  • Adquiri um router ASUS RT-AC52U B1 (para os meus pais)
    https://www.asus.com/es/Networking/RT-AC52U-B1/overview/

    Tem um CPU MediaTek MT7620A (580 MHz) sendo a substituição do ASUS RT-AC51U de 100Mbit/s. Quase idêntico ao seu antecessor, com excepção de um switch RTL8367RB. O mesmo switch encontrado no ASUS RT-AC53 e no ASUS RT-N65U. Possui Ethernet 10/100/1000 4 LAN / 1 WAN e aceleração NAT por hardware, também. Só tem modo AP e Wireless router.
    https://www.asus.com/es/Networking/RT-AC52U-B1/overview/

    Quero substituir o router MEO Technicolor TG784n v3 (versão HW: DSLVBA648VPV4 e versão SW: R10.2.1.DAM) pois é lento e tem um WiFi fraco. O pacote é TV+Net+Voz.

    Tenho a ONT, box, router Technicolor TG784n V3, dois telefones analógicos, powerline DEVOLO dLAN 1200+ WiFi ac, um PC, telemóveis e tablet com duas bandas (5GHz e 2,4GHz)

    Não encontro um tutorial nem firmware adequado para configurar na MEO este novo router AC750 dual-band Gigabit ASUS RT-AC52U B1. Tem duas antenas externas.
    http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html

    Quero o ASUS gigabit RT-AC52U B1 a gerir o acesso à net (ligado à ONT). Ligo na porta 4 o antigo router Technicolor TG784n V3 acoplado aos dois telefones analógicos e à box se tal for necessário. Falta saber o que devo escrever nas opções manuais.

    Fui buscar o Firmware mais recente (Versão 3.0.0.4.380.9886 – 2017/07/17) com o Google Chrome e fiz a sua actualização. Depois recebi uma notificação de terem sido feitas alterações no endereço de IP para o número de porta. Infelizmente esqueci de registar os detalhes num papel e não recordo o novo endereço de IP e número de porta! Posso encontrá-los onde?
    Bom a determinada altura o navegador diz “Impossível ligar à net. Falha do DHCP”.

    Utilizei o Assistente de Configuração rápida de internet. Passo 1 – Verificar Conexão (não tem ligação). Passo 2 – Configuração de Internet (escolhi IP Automático DHCP e requisitos especiais do provedor de internet). Aparece um menú Seleccionar Perfil ISP (não tem MEO, Vodafone nem NOS… só Configuração Manual, entre outras coisas). Preseleccionado está VoIP Port: LAN3 e IPTV STB Port: LAN4. Mais abaixo há 3 linhas de configuração (Internet, IPTV LAN Port 4 e VoIP LAN Port 3) com dois blocos vazios (VID e PRIO).

    Devo utilizar o Assistente de Configuração rápida de internet ou sou obrigado a ir para outra página de configurações mais completa? Necessito de instruções completas para configurar a ligação à MEO (de preferência com imagens ilustrativas).

    Podem ajudar-me, por favor?

Aceda ao  nosso site a partir do endereço geektuga.tk

Aceda já ao nosso forum a partir do link: geektuga.ddns.net/forum

Telefone: 302 023 512
Telemóvel: 933 599 547
WhatsApp e Viber: 933 599 547
Email: gct@outlook.pt
Facebook, Instagram, Twitter e Skype: wearegct

Apoio de

Virtualização de Infraestrutura

Categorias

Arquivo

Teste de velocidade GCT

Clique na imagem

Sondagens

Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

Ver o resultado

Loading ... Loading ...
%d bloggers like this: