22 C
Lisboa
11 Agosto, 2020
Computadores networking WIndows

Há soluções para os ataques de Ransomware? Passe por este site e veja as opções

Os ataques globais dos últimos dias fazem aumentar ainda mais a preocupação com o Ransomware, o malware que bloqueia o acesso aos seus dispositivos e cifra todos os ficheiros, pedindo o pagamento de um resgate, normalmente em bitcoins.

O site No more Ransomware foi criado por uma aliança de empresas e várias organizações de segurança e pretende ser um ponto de informação e prevenção para este tipo de ataques, que têm vindo a aumentar em número e gravidade.

A situação que se viveu nos últimos dias em vários países, e também em Portugal, é uma das mais graves, tendo sido afetadas cerca de 100 países e registados mais 75 mil ataques que afetaram a Telefónica, a Portugal Telecom e Hospitais no Reino Unido, entre outros casos confirmados.
O site explica o fenómeno numa lista de FAQs que é bastante clara e faz também a apologia da prevenção, com a adoção de atitudes de cautela em relação à abertura de emails suspeitos e a clicar em links não seguros. A prática de backups e a atualização regular dos sistemas operativos e aplicações é outra das recomendações.
Para quem foi infetado o primeiro conselho é não pagar. Não há garantia de que alguma vez tenha acesso à chave para desencriptar os ficheiros. E há boas e más notícias: por vezes consegue-se encontrar as chaves através do repositório que foi criado no site, mas outras vezes é impossível, e neste caso a perda pode ser total.

 

Related posts

Altice e Ericsson testam redes para o 5G em Aveiro

Geek Ciência Tuga

Novo router Altice MEO GR241AG

Geek Ciência Tuga

Se a CIA quiser sabe mesmo onde você está

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: