Nós Montamos!
networking Vodafone

Review – Vodafone Smart Router

Se olharmos para este router (Vodafone Smart Router) sob a perspetiva do desempenho, sim é uma evolução.

As ligações gigabit com fios e as ligações sem fios AC não defraudam as expectativas. Mesmo em ligações P2P, que tradicionalmente “castigam” muito o CPU da maioria dos routers, este portou-se muito bem! A interface podia ser melhor, muito melhor. A app é só um gimmick, sendo a sua utilidade muito reduzida.

O router da Vodafone reúne as funções tradicionais de um equipamento do género, com ligações com e sem fios e o ONT, o dispositivo que converte o sinal que vem da fibra ótica, em sinais de TV analógica, rede que alimenta os computadores, smartphones, tablets e settop boxes de IPTV e telefone.

Este router é na realidade um Huawei HG8247Q e trata-se de um paralelepípedo preto que pode ser instalado na vertical ou na horizontal, cuja caixa parece ter sido construída a partir de um conjunto de blocos cúbicos. As ligações entre cada um dos cubos é perfurada para permitir a ventilação do aparelho. Posso dizer que este router é agradável à vista e que, apesar de ter os LED verdes à frente e as ligações atrás, está longe de ter aquele aspecto tradicional de router, já que fica bem numa estante ou mesa.

O Vodafone Smart Router inclui uma entrada para o cabo de fibra, duas para telefones, e quatro RJ-45 para ligações de rede com fio, que têm uma velocidade que pode chegar ao gigabit – na prática, isto traduz-se numa velocidade de cerca de 100 MB por segundo. De notar que, apesar da ligação normal à Internet ser de 100, 200 ou 1000 Mbps, todas as comunicações efetuadas entre dispositivos ligados na rede doméstica com fios podem chegar a velocidades de gigabit se foram compatíveis.

Existe também uma entrada para cabo coaxial de TV e duas USB 3.0 para ligar dispositivos de armazenamento de dados para a criação de servidores de partilha de ficheiros entre os dispositivos de rede, ou servidor de media para a rede doméstica. A rede sem fios pode chegar à norma 802.11ac que oferece uma velocidade teórica que pode alcançar mais de 6 Gbps.

No que respeita ao desempenho, usámos dispositivos ligados em rede com e sem fios. A velocidade da nossa ligação à internet é de 200 Mbps e posso dizer que todos conseguiram chegar a essa velocidade no Speedtest.net. Já nos testes ente máquinas ligadas na rede local conseguimos uma velocidade média de 960 Mbps.

Se está a pensar mudar para a Vodafone, Smart Router faz parte da instalação e não lhe será cobrado mais por isso.

Características

Dimensões: 235 x 19 x 31 mm
Ligações: 4 x RJ-45, 2 x RJ-11, 2 x USB
Rede sem fios: 802.11b/g7n/ac
Velocidade: 450 a 1300 Mbps
Frequência Wi-Fi: 2,4 a 5 GHz
Funcionalidades: ONT, File Sharing, Print Sharing, WPS

Geek Ciência Tuga

O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparencia pessoal.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Solve : *
12 + 25 =


Aceda ao  nosso site a partir do endereço geektuga.tk

Aceda já ao nosso forum a partir do link: geektuga.ddns.net/forum

Telefone: 302 023 512
Telemóvel: 933 599 547
WhatsApp e Viber: 933 599 547
Email: gct@outlook.pt
Facebook, Instagram, Twitter e Skype: wearegct

Apoio de

Virtualização de Infraestrutura

Categorias

Arquivo

Teste de velocidade GCT

Clique na imagem

Sondagens

Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

Ver o resultado

Loading ... Loading ...
%d bloggers like this: