22 C
Lisboa
11 Agosto, 2020
Microsoft WIndows

Microsoft acabou finalmente com o Windows Essentials

A Microsoft, quando a Internet começou a despontar e a ser uma ferramenta de utilização diária, criou um conjunto de ferramentas para dar mais aos utilizadores. Surgiu assim o Windows Essentials e todas a sua variedade de ferramentas.

Mas como é normal na Microsoft, o tempo de vida das suas aplicações pode ser limitado. É precisamente isso que aconteceu agora ao Windows Essentials, que foi finalmente terminado.

A Microsoft já tinha decidido acabar com o Windows Essentials há algum tempo. Tinha definido o principio do mês de Janeiro de 2017 como data limite e cumpriu agora o prometido. Para terminar a disponibilização do Windows Essentials foi removido o link de download da página oficial.

Mas os utilizadores que tenham o Windows Essentials não se devem preocupar pois as muitas ferramentas disponibilizadas não vão deixar de funcionar. Segundo a Microsoft, esta suite de aplicações apenas deixa de receber suporte e atualizações.

É claro que esta ausência de suporte e de atualizações de segurança acabará por deixar as aplicações vulneráveis a problemas que entretanto surjam. É por isso de ponderar continuar a sua utilização, até porque existem já alternativas disponíveis na Internet. Por outro lado, a própria Microsoft tem já nos seus sistemas operativos mais recentes soluções integradas para algumas das aplicações.

As alternativas da Microsoft ao Windows Essentials

Mesmo tendo a Microsoft terminado com o Windows Essentials e todas as suas ferramentas, os utilizadores não ficaram sem alternativas. Para isso a empresa mostrou como foram substituídas:

  • O Correio está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • A aplicação Fotografias está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • O Live Writer está disponível como uma solução de open source aberto
  • O One Drive é uma funcionalidade da caixa de entrada para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • A Segurança Familiar é uma funcionalidade de caixa de entrada para o Windows 8.1 e versões posteriores

Na verdade, o Windows Essentials ainda pode ser instalado recorrendo ao instalador via web ou offline. Desaparece assim uma dos mais bem conseguidos pacotes de aplicações que a Microsoft criou para o Windows. Se preferir também temos o instalador offline pt-pt a partir daqui.

Related posts

Sea of Thieves e o regresso dos piratas

Geek Ciência Tuga

Xbox One X

Geek Ciência Tuga

Virtualização e Tecnologia Hyper-v

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: