27 C
Lisboa
29 Setembro, 2020
Programação Python

Vamos começar a programar em Python? (Parte II)

Atualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. O desenvolvimento de aplicações está hoje em dia direcionado para a Web e para os dispositivos móveis mas há ainda muito a fazer no que diz respeito à integração de sistemas.

Depois de iniciarmos a nossa rubrica sobre a linguagem de programação Python, hoje iremos começar a explicar alguns elementos/sintaxe que fazem parte desta.

As variáveis são dos elementos mais fundamentais em qualquer linguagem de programação. Estas permitem armazenar e manipular dados. Neste tutorial é descrita a utilização básica de variáveis em Python

Comecemos por iniciar o Python em modo interativo:

p_00_thumb

$python
p_01_thumb

A regras para variáveis em Python são simples: Todos os dados em Python são case-sensitive, e as variáveis possam conter maiúsculas, minúsculas, números, e o caractere _ (underscore), e necessariamente a primeira letra da variável tenha de ser uma letra.

As variáveis podem ser dos tipos:

  • Int – números inteiros (exemplo: 1, 2, 3, 4, 9753);
  • Float – números com vírgula flutuante, isto é com casas decimais. O separador em Python é o . (ponto) (exemplos: 2.3, 5.8, 3.0);
  • string [str] – texto.

Declarando a nossa primeira variável: Para tal basta escrever o nome da variável, seguido do sinal igual e do valor que lhe queremos atribuir. Para modificar posteriormente o valor da mesma é da mesma forma.

>>>Variavel_1=5

p_02

O nome da variável é “Variável_1” e o seu valor é “5”, o que faz da variável de tipo “int”.

As variáveis suportam as operações entre os tipos suportados (ex. :podem-se fazer quaisquer operações algébricas entre quaisquer duas variáveis do tipo numérico). O operador de comparação em Python é o == (dois sinais de igual).

Nota: Em python 4.0==4 resulta em “True” embora uma variável seja do tipo int e outra do tipo float.

E por hoje é tudo. Esta é apenas o nosso primeiro tutorial sobre Python e tentaremos trazer novos tutoriais. Para isso contamos com todos os que queiram colaborar neste rubrica, partilhando o seu know how sobre esta linguagem. Podem enviar os vossos tutoriais para gct@outlook.pt. Num próximo artigo iremos aprender mais algumas operações básicas…estejam atentos.

Related posts

Vamos começar a programar em Python? (Parte I)

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: