18.1 C
Lisboa
6 Março, 2021
Microsoft WIndows

Como funciona o boot de um computador (Inicialização)

Vamos falar um pouco do BOOT (Inicialização) de um computador Microsoft Windows.

1.   A primeira etapa consiste na procura de alguma fonte, pela bios ou uefi, para inicializar o sistema operativo. Tal fonte é configurável e pode ser um disco rígido (padrão), CD-ROM, pendrive, disquete, entre outros.

2.   Agora, a BIOS ou a UEFI lê o setor zero (que contém apenas 512 bytes, denominado Master Boot Record) do disco rígido/SSD. Essa área contém um código que inicia a inicialização do sistema operativo. Outros dispositivos de boot (CDs, disquetes etc.) têm a capacidade de emular esse setor zero.

3.   No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o “setor um” dela — essa área tem um código com a simples missão de carregar o setor dois.

Inicialização do SO

4.   A etapa seguinte consiste na leitura de um ficheiro de configuração de boot, o Boot Loader (quando falamos do Windows, trata-se do NTLDR).

5.   A partir dele, é inicializado o núcleo (kernel). Assim como a BIOS estabelece a ligação entre hardware e sistema, o kernel serve para firmar uma comunicação estável entre hardware e software.  Nessa fase, é ele quem assume o controlo do computador.

6.   O kernel carrega os ficheiros principais e informações básicas do sistema operativo (incluindo o registro), além de relacionar os componentes de hardware com as respetivas DLLs e drivers.

7.   No entanto, o kernel não carrega todos os processos para não sobrecarregar o sistema — somente as operações essenciais são colocadas em atividade para possibilitar o início do Windows.

8.  O ecrã de escolha de utilizadores é exibido e, após o logon, os programas instalados começam a iniciar.

Related posts

Microsoft quer trazer Pokémon Go para o Windows Phone

Geek Ciência Tuga

Microsoft acabou finalmente com o Windows Essentials

Geek Ciência Tuga

Próxima atualização do Windows usa inteligência artificial para combater vírus

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: