Vamos falar um pouco do BOOT (Inicialização) de um computador Microsoft Windows.
1. A primeira etapa consiste na procura de alguma fonte, pela bios ou uefi, para inicializar o sistema operativo. Tal fonte é configurável e pode ser um disco rígido (padrão), CD-ROM, pendrive, disquete, entre outros.
2. Agora, a BIOS ou a UEFI lê o setor zero (que contém apenas 512 bytes, denominado Master Boot Record) do disco rígido/SSD. Essa área contém um código que inicia a inicialização do sistema operativo. Outros dispositivos de boot (CDs, disquetes etc.) têm a capacidade de emular esse setor zero.
3. No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o “setor um” dela — essa área tem um código com a simples missão de carregar o setor dois.
4. A etapa seguinte consiste na leitura de um ficheiro de configuração de boot, o Boot Loader (quando falamos do Windows, trata-se do NTLDR).
5. A partir dele, é inicializado o núcleo (kernel). Assim como a BIOS estabelece a ligação entre hardware e sistema, o kernel serve para firmar uma comunicação estável entre hardware e software. Nessa fase, é ele quem assume o controlo do computador.
6. O kernel carrega os ficheiros principais e informações básicas do sistema operativo (incluindo o registro), além de relacionar os componentes de hardware com as respetivas DLLs e drivers.
7. No entanto, o kernel não carrega todos os processos para não sobrecarregar o sistema — somente as operações essenciais são colocadas em atividade para possibilitar o início do Windows.
8. O ecrã de escolha de utilizadores é exibido e, após o logon, os programas instalados começam a iniciar.