15.4 C
Lisboa
21 Janeiro, 2022
Microsoft WIndows

Como funciona o boot de um computador (Inicialização)

Vamos falar um pouco do BOOT (Inicialização) de um computador Microsoft Windows.

1.   A primeira etapa consiste na procura de alguma fonte, pela bios ou uefi, para inicializar o sistema operativo. Tal fonte é configurável e pode ser um disco rígido (padrão), CD-ROM, pendrive, disquete, entre outros.

2.   Agora, a BIOS ou a UEFI lê o setor zero (que contém apenas 512 bytes, denominado Master Boot Record) do disco rígido/SSD. Essa área contém um código que inicia a inicialização do sistema operativo. Outros dispositivos de boot (CDs, disquetes etc.) têm a capacidade de emular esse setor zero.

3.   No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o “setor um” dela — essa área tem um código com a simples missão de carregar o setor dois.

Inicialização do SO

4.   A etapa seguinte consiste na leitura de um ficheiro de configuração de boot, o Boot Loader (quando falamos do Windows, trata-se do NTLDR).

5.   A partir dele, é inicializado o núcleo (kernel). Assim como a BIOS estabelece a ligação entre hardware e sistema, o kernel serve para firmar uma comunicação estável entre hardware e software.  Nessa fase, é ele quem assume o controlo do computador.

6.   O kernel carrega os ficheiros principais e informações básicas do sistema operativo (incluindo o registro), além de relacionar os componentes de hardware com as respetivas DLLs e drivers.

7.   No entanto, o kernel não carrega todos os processos para não sobrecarregar o sistema — somente as operações essenciais são colocadas em atividade para possibilitar o início do Windows.

8.  O ecrã de escolha de utilizadores é exibido e, após o logon, os programas instalados começam a iniciar.

Related posts

Microsoft removeu aplicação de atualização do Windows 10

Geek Ciência Tuga

3 medidas de proteção básica podem evitar mais vítimas do ataque

Geek Ciência Tuga

Novo HP Elite X3 custará quase tanto como um iPhone 6S

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: