Actualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. O desenvolvimento de aplicações está hoje em dia direcionado para a Web e para os dispositivos móveis mas há ainda muito a fazer no que diz respeito à integração de sistemas.
Características do Python
A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL – Very High Level Language), interpretada e interactiva, que foi criada criada pelo holandês Guido Van Rossum. Esta é uma linguagem orientada a objectos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
Na Internet podemos encontrar muita documentação sobre esta fantástica linguagem de programação que é usada pelos principais players tecnológicos, nos mais diversos serviço. Nestes artigos, iremos tentar trazer até aos nossos leitores exemplos de aplicação simples e como sempre contar com a ajuda dos mais experts.
Primeiro programa em Python
Tal como diz a história, se vamos iniciar numa linguagem de programação, a primeira aplicação a criar é o Hello Worl. Caso não seja esta a vossa primeira aplicação, então dizem os sábio que nunca serão bons programadores nessa linguagem. Para os nossos tutoriais, vamos recorrer a máquinas com Linux e com o Python instalado, mas os utilizadores do Windows e Mac OS X, também podem acompanhar uma vez que o Python também corre nesses sistemas.
Exemplo 1: Hello World
Para entrar no compilador escrevemos python e em seguida usamos o código
print "Hello World!"; |
[root@gct ~]# python Python 2.4.3 (#1, Jan 21 2009, 01:10:13) [GCC 4.1.2 20071124 (Red Hat 4.1.2-42)] on linux2 Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information. >>> print "Hello World!"; Hello World! |
Exemplo 2: Vamos brincar com números
Com o python é também fácil trabalhar com números. Imaginem por exemplo que pretende quem o python se transforma numa calculadora. Para isso basta que digitem normalmente o calculo que pretendem, terminando com Enter. Exemplos:
1+1
6-4
3**2
100%10
E por hoje é tudo. Esta é apenas o nosso primeiro tutorial sobre Python e tentaremos trazer novos tutoriais semanais. Para isso contamos com todos os que queiram colaborar neste rubrica, partilhando o seu know how sobre esta linguagem. Podem enviar os vossos tutoriais para gct@outlook.pt. Num próximo artigo iremos aprender algumas operações básicas…estejam atentos.