18.1 C
Lisboa
6 Março, 2021
Programação Python

Vamos começar a programar em Python? (Parte I)

Actualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. O desenvolvimento de aplicações está hoje em dia direcionado para a Web e para os dispositivos móveis mas há ainda muito a fazer no que diz respeito à integração de sistemas.

Características do Python

A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL – Very High Level Language), interpretada e interactiva, que foi criada  criada pelo holandês Guido Van Rossum. Esta é uma linguagem orientada a objectos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).

Na Internet podemos encontrar muita documentação sobre esta fantástica linguagem de programação que é usada pelos principais players tecnológicos, nos mais diversos serviço. Nestes artigos, iremos tentar trazer até aos nossos leitores exemplos de aplicação simples e como sempre contar com a ajuda dos mais experts.

Primeiro programa em Python

Tal como diz a história, se vamos iniciar numa linguagem de programação, a primeira aplicação a criar é o Hello Worl. Caso não seja esta a vossa primeira aplicação, então dizem os sábio que nunca serão bons programadores nessa linguagem. Para os nossos tutoriais, vamos recorrer a máquinas com Linux e com o Python instalado, mas os utilizadores do Windows e Mac OS X, também podem acompanhar uma vez que o Python também corre nesses sistemas.

Exemplo 1: Hello World

Para entrar no compilador escrevemos python e em seguida usamos o código

print "Hello World!";
[root@gct ~]# python
Python 2.4.3 (#1, Jan 21 2009, 01:10:13)
[GCC 4.1.2 20071124 (Red Hat 4.1.2-42)] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> print "Hello World!";
Hello World!

python_01_thumb

Exemplo 2: Vamos brincar com números

Com o python é também fácil trabalhar com números. Imaginem por exemplo que pretende quem o python se transforma numa calculadora. Para isso basta que digitem normalmente o calculo que pretendem, terminando com Enter. Exemplos:

1+1

6-4

3**2

100%10

python_02_thumb

E por hoje é tudo. Esta é apenas o nosso primeiro tutorial sobre Python e tentaremos trazer novos tutoriais semanais. Para isso contamos com todos os que queiram colaborar neste rubrica, partilhando o seu know how sobre esta linguagem. Podem enviar os vossos tutoriais para gct@outlook.pt. Num próximo artigo iremos aprender algumas operações básicas…estejam atentos.

 

Related posts

Vamos começar a programar em Python? (Parte II)

Geek Ciência Tuga

Deixar um comentário

Deixe um comentário

%d bloggers like this: